segunda-feira, 4 de junho de 2007

Burgos - dia de turista

Seguindo a orientaçoes estou aqui bebendo uma taça de vinho. Realmente é ótimo.

Hoje, o dia foi dedicado ao turismo clássico.
Bom, para começar dormi em um hotel. Nada contra os albergues, mas precisava ficar apenas com os meus barulhos. hahahahaha

Também levei a roupa para lavar em uma lavanderia e deixei a bici para uma limpeza e revisao geral. Ela estava fazendo muito barulho em funçao da lama que peguei nos dias anteriores. Eu tentei limpá-la, mas o barulho nao terminou.

Burgos é uma cidade linda. Também é a maior cidade do Caminho. Tem cerca de 170 mil habitantes.
Muito da cidade, da parte cultural, gira em torno do herói El Cid. Ele foi o principal personagem na luta contra os mouros na regiao e responsável pela expulsao dos mesmos.

Comecei o circuito pelo Caminho El Cid até a catedral da cidade.
A catedral é uma obra de proporçoes gigantescas. Levou 400 anos para ser construida e reconstruida. É possível vê-la de todos os lugares.



Ela é dividida em duas partes. A primeira, destinada às oraçoes e cultos. Foi por ai que entrei.


Ao entrar, senti o peso de toda sua magnitude e fiquei emocionado. Porém, o sentimento nao era de exaltaçao, mas sim de opressao. Tudo parecia reduzir a existência humana.
Senti como se houvesse a manutencao do conflito e nao ao perdao; as conquistas do cristianismo e nao a partilha; a desagregacao e nao a religiao (ou uniao) entre todos.

No altar, uma obra gigantesta repleta de anjos e personagens da história. No alto, um cavaleiro sob um corcel branco com anchas negras, sacando uma espada pisava os mouros.


Fiquei muito mal com essa imagem, pois é totalmente contra aquilo que acredito.



Nao contente, indaguei um padre sobre quem era aquele cavaleiro. Sua resposta foi o Apóstolo Tiago. Disse-me ele que em uma batalha contra os mouros no século IX, o exército cristao estava perdendo a luta e decidiram parar, depor as armas e rezar. Naquele momento, apareceu Sao Tiago em seu corcel. Tal apariçao foi motivo de amino e o exército cristao acabou vencendo a batalha.


Que choque!! Mas ainda bem que posso e tenho o direito de acreditar em outras coisas.
Depois de muitas reflexoes e emoçoes, sai daquela ala e fui para a segunda.

A segunda ala da catedral é como um museu. Muito grande com alas dedicadas aqueles que foram personagens importantes da regiao de Burgos e a Maria, além de obras de arte renascentista e barroca.


Como sempre, juntei-me a um grupo de crianças para ouvir as explicaçoes do guia. Precisam ver cada pergunta inteligente que os meninos e meninas faziam.




Sai da catedral e circulei por outros pontos turísticos até achar a maior de todas as maravilhas.
Adivinhem o que...um restaurante vegetariano. Obaaaaa.
Comidinha de verdade, maravilhosa.....

A tarde, terminei meu circuito, fui buscar as roupas e bici e agora estou aqui com vocês.

Amanha, sigo em frente no Caminho.

Obrigado a todos pelos recados.


Pi, que tal uma dessas????



Beijos e bom caminho....























































4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Amor...
A-DO-REI a bicicleta dupla....
Já tá decidido!!!

Vou adorar!

Beijão

Anônimo disse...

teste

Anônimo disse...

teste2

Anônimo disse...

Oi Rogério!

Parabéns pelo relato da cidade de Burgos! Adorei, muito bom!! Não sabia que a cidade tinha tanta história!
Quanto ao vinho, aproveite!!!

Abs, e boa viagem na sequência!!

Kim